• 221 154 782
  • Seg - Sex: 09:00-12:30 / 14:00 - 18:30 | Sáb: Fechado

8 Pormenores a investigar antes de escolher um seguro.

8 Pormenores a investigar antes de escolher um seguro.

Um seguro não se mede apenas pelo seu preço. Antes de escolher um seguro deve prestar atenção a vários fatores e pormenores.

 

Prémio
O que uma pessoa vê em primeiro lugar, antes de assinar um seguro, é o preço do seu prémio. Um pormenor que pode fazer confusão à pessoa é a denominação de “prémio”: este não é um valor a receber de prémio, mas sim a pagar à seguradora pelo seu serviço.
Se pagar o prémio na totalidade poupará dinheiro, pois um prémio pago em prestações fica ligeiramente mais caro, pela emissão de documentos separados.

Cobertura
Outro pormenor importante é a cobertura. Existe a cobertura obrigatória (de responsabilidade civil) e a cobertura facultativa. Esta cobertura opcional é normalmente apelidada de cobertura contra todos os riscos, mas erroneamente, pois nenhum seguro cobre totalmente o segurado.
Assim, o segurado deve analisar bem o que efetivamente fica coberto num seguro e o que está excluído, pois são pormenores que podem fazer toda a diferença no futuro.

Franquia
A franquia permite jogar com o preço final do seguro, baixando ou aumentando o valor de um seguro. É um valor acordado pelas partes até ao qual o segurado fica responsável pelos possíveis danos.

Indemnização
O valor da indemnização a receber pela seguradora em caso de acidente é outro aspeto importante a saber antes de escolher um seguro.

Penalização
O segurado pode sofrer penalizações por ativar o seguro, isto é, ter um preço mais elevado a pagar no seu prémio.

Bonificação
Pelo contrário, se o segurado não teve necessidade de utilizar o seguro, ele tem direito a uma bonificação no prémio de seguro no ano seguinte. Este bónus pode até ser utilizado noutra seguradora, no caso de um seguro automóvel.

Validade
Um seguro é um produto, também tem uma validade. Descubra por quanto tempoestará coberto e quando será necessário renovar ou trocar de seguro. Além do tempo, preste atenção também ao espaço onde o seguro é válido (pode não ser válido num determinado país ou região, consoante o tipo de seguro)

Apólice
A apólice é o documento que descreve um seguro. As suas condições podem ser gerais, particulares ou especiais, pelo que convém ler e perceber se está de acordo com tudo o que é proposto.
Explore o glossário de um contrato de seguro.

Fonte